Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Minhas primeiras identidades!

Sou um apaixonado por fotografias e por novas tecnologias.
Fiz aprendizado de revelação de fotos.
Alguém se lembra disso?
O primeiro passo era saber tirar o retrato, como se falava naqueles tempos. Depois, a angústia da espera pelo processo de revelação do negativo e da impressão do positivo.
Estou falando das fotos em preto e branco, é claro.
Não posso esquecer das minhas idas e vindas a Belo Horizonte (de Itabirito, onde vivia) com rolos de filmes para revelar no Foto Elias, lá na Rua Tupinambás (era o que havia de melhor).
Muitas vezes, antes mesmo da revelação, eu já pedia que fosse ampliada a foto número tal em determinado tamanho. Foi numa dessas viagens que soube de um concurso e lá fui eu em busca de uma imagem. Fotografei muitas coisas, desde o Pico de Itabirito até minha bicicleta. Como os recursos não eram grandes, limitei a dois rolos de filmes e caprichei como minha Agfa Isolette, comprada a prazo, em dez prestações, daquelas de fole. É, havia câmara escura que se alongava ao abrir da máquina. As outras eram geralmente chamadas de câmeras caixote, devido à sua forma semelhante.
Reveladas as minhas obras, escolhi para o concurso a foto de minha casa, humilde paiol de milho transformado em residência pela generosidade de minha avó para com meus pais quando se casaram, tendo eu ali nascido. Estava uma beleza: minha casa, minha bicicleta, meu cachorrinho viralada que chamava de "houg", a pedra onde mamãe batia as roupas que lavava, o moirão da cerca, o descascado do rebouco, a cruz de Santa Maria.
Minhas primeiras identidades.
Minhas primeiras fotos.
Meus primeiros encantos.
E, não se espantem, meu primeiro prêmio com a foto que, ampliada, ainda tenho.
Quem adentra meu "home office" espanta-se de ver tão humilde paisagem contrastando com os modernos aparelhos eletro-eletrônicos da época.
É difícil imaginar que aquele menino que fotografava tudo com uma máquina fotográfica de fole, hoje consiga usar coisas chamadas de internet, msn, twitter, orkut, facebook e se maravilhar com as fotos que se revelam em segundos...

Um comentário:

  1. Dr Romeu,

    Para se modernizar mais ainda teríamos que utilizar os recursos do photoshop que faz maravilhas! rsrsrsrs. Eu ainda não me atualizei nessa arte, mas até que gostaria de aprender hahahahaha. E lembrar que antigamente eram feitos retoques pintados nas fotos ( não lembro o nome adequado deste recurso)...

    Beijos!

    ResponderExcluir